Pular para o conteúdo

ABCD – Glossário da Construção

Glossário da Construção

Glossário da Construção

Glossário da Construção

Este é um Glossário com alguns termos comumente utilizados na Construção. Caso não encontre aqui a sua palavra, não deixe de pesquisar em algum dicionário ou entrar em contato conosco.

Para procurar uma palavra neste glossário da construção, clique nas letras apresentadas abaixo. Porém, se preferir conhecer uma a uma, note que elas estão em ordem alfabética para facilitar a navegação e compreensão.

A B C D E F G H I J L M O P Q R S T U V Z

A

Aço
Liga metálica composta por ferro e carbono

Aço inoxidável
Liga de ferro e crómio, também ligado ao níquel e molibdénio, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica. As principais famílias dos Aços Inoxidáveis, classificados segundo a sua microestrutura, são: Ferríticos, Austeníticos, Martensíticos, Endurecíveis por Precipitação e Duplex. Estes elementos de liga, em particular o crômio, conferem uma excelente resistência à corrosão quando comparados com os aços de carbono.

Alicerce
Conjunto de estacas e sapatas responsável pela sustentação da obra. Há dois tipo de fundação rasa, ambas indicadas para terrenos firmes: a sapata isolada, que é composta por elementos de betão de forma piramidal, construídos nos pontos que recebem a carga dos pilares e interligados por baldrames; e a sapata corrida, constituída por pequenas lajes armadas, que se estendem sob a alvenaria e recebem o peso das paredes, distribuindo-o por uma faixa maior do terreno. Para terrenos mais difíceis, existem as fundações profundas, como as estacas tipo broca ou tipo strauss.

Alvará de construção
Documento emitido pela autoridade municipal onde a construção está localizada, que licencia a execução da obra.

Alvenaria
Construção de estruturas e de paredes utilizando unidades unidas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica, de vidro ou de betão) e pedras. Alvenaria insossa é a construção com pedras justapostas sem argamassa, enquanto alvenaria gorda é a alvenaria cuja argamassa é feita com abundância da cal, em contraponto com a alvenaria magra, cuja argamassa é feita com pouca cal ou cimento. A alvenaria pode servir tanto como vedação como estrutura de uma edificação. Neste segundo caso, assume o nome de alvenaria estrutural.

Amianto
Tem origem num mineral chamado asbesto e é composto por filamentos delicados, flexíveis e inflamáveis. É usado na construção de materiais refratários e na composição do fibrocimento.

Andaime
Plataforma usada para alcançar pavimentos superiores das construções.

Anteprojeto
Primeiras linhas traçadas pelo arquiteto em busca de uma ideia ou concepção para desenvolver um projeto.

Aplique
Ornamento. Enfeite fixado em paredes ou muros.

Aquecimento central
Sistema provido de resistências elétricas ou de serpentinas (se o aquecimento for feito a gás) que centraliza o aquecimento da água de todas as torneiras de uma casa.

Ar condicionado
Processo de tratamento de ar destinado a controlar simultaneamente a temperatura, a umidade, a pureza e a distribuição de ar de um meio ambiente. Existem aplicações muito especiais, onde até mesmo a pressão do ar ambiente pode vir a ser controlada.

Argamassa
Mistura de materiais inertes (areia) com materiais aglomerantes (cimento e/ou cal) e água, usada para unir ou revestir pedras, tijolos ou blocos, que forma conjuntos de alvenaria. Ex.: argamassa de cal (cal+areia+água). A argamassa magra ou mole é a mistura com menor quantidade de aglomerante (cal e/ou cimento), responsável pela aglutinação. Já a argamassa gorda tem o aglomerante em abundância.

Arquitetura
Arte ou técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano, tendo em vista o conforto humano, a realidade social e o sentido plástico da época em que se vive. Uma das artes mais antigas. Escritos medievais são ilustrados com Deus segurando compasso e esquadro, uma alusão ao arquiteto do universo.

Ir para o topo

B

Barrote
Pequena peça de madeira, chumbada com massa na laje, que permite fixar o piso de tábua. Tem de 3 a 5 centímetros de comprimento e de 2.5 a 3.5 centímetros de altura.

Betão
Mistura de água, cimento, areia e pedra britada, em proporções predefinidas, que forma uma massa compacta e endurece com o tempo.

Betão aparente
Betão que não recebe revestimentos

Betão armado
Betão que na sua massa dispõem-se armaduras de metal para aumentar a resistência.

Betão celular
Betão variável que substitui a pedra britada por micro células de ar, conferindo-lhe grande leveza

Betão ciclópico
Betão composto por pedras aparentes e de formas irregulares.

Betoneira
Máquina que prepara o betão ou mistura as argamassas.

Ir para o topo

C

Caiar
Pintar com cal diluída em água.

Cal
Material indispensável à preparação das argamassas. É obtida a partir do aquecimento da pedra calcária a temperaturas próximas dos 1000 graus Celsius, processo que resulta no aparecimento do monóxido de cálcio (CaO) e ganha o nome de cal virgem.

Calafetar
Vedar fendas e pequenos buracos surgidos durante a obra.

Calha
Canal. Duto de alumínio, ferro galvanizado, cobre, PVC ou latão que recebe as águas das chuvas e as leva aos condutores verticais.

Canalizador
Profissional que executa o projeto hidráulico do engenheiro.

Carpinteiro
Profissional que trabalha o madeiramento de uma obra.

Cimento
Aglomerante obtido a partir dos calcários naturais ou artificiais. Misturado com água, forma um composto que endurece em contacto com o ar. É usado com a cal e a areia na composição das argamassas.

Contraplacado
Chapa de madeira sobreposta e colada sob forte pressão. Tem as mesmas características da madeira em relação à elasticidade e ao peso. Apresenta, porém, maior resistência e homogeneidade, o que permite o fabrico de peças de grandes dimensões.

Cromado
Metal que recebe uma camada de cromo. Elemento metálico, duro, que dá brilho semelhante ao aço inoxidável.

Croqui
Primeiro amostra de um projeto arquitetônico. O mesmo que esboço.

Ir para o topo

D

Demão
Cada camada de tinta aplicada sobre uma qualquer superfície

Dilatação
Aumento do volume de um corpo ocasionado pelo seu aquecimento. Os projetos de engenharia e arquitetura trabalham com previsões de dilatação dos materiais e dos elementos envolvidos numa estrutura de construção.

Drenagem
Ato de escoar as águas de terrenos encharcados, por meio de tubos, túneis, canais, valas ou fossos, com ou sem utilização de motores como apoio ao escoamento.

Ir para o topo

E

Edificação
É a atividade ou o resultado da construção, reconstrução, ampliação, alteração ou conservação de um imóvel destinado a utilização humana, bem como de qualquer outra construção que se incorpore no solo com caráter de permanência.

Empreitada
Um ou mais profissionais contratados para executar qualquer tipo de obra ou serviço.

Engenharia Civil
Ramo da engenharia que projeta e executa obras como edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, entre outras.

Engenheiro Agrimensor
O Engenheiro Agrimensor prepara o terreno para obras urbanas, de infraestrutura hidráulica, sanitária, elétrica ou de transportes. Com base em dados  obtidos por meio de levantamentos em solo, fotografias aéreas, satélites e  sonares, por exemplo, mede as dimensões de terrenos e pesquisa as características do solo e do relevo de uma área para a construção de prédios, estradas, barragens ou redes de água e de energia elétrica. Além do fim na construção civil, o engenheiro agrimensor ainda atua em demandas fundiárias, onde realizam trabalhos de desmembramentos, remembramentos, parcelamento do solo em geral, etc.

Engenheiro Civil
Faz os cálculos dos elementos da estrutura da obra, tais como fundações, vigas, pilares e lajes, entre outros.

Engenheiro eletricista
Calcula e projeta as instalações elétricas de uma construção.

Engenheiro hidráulico
Calcula e projeta as instalações hidráulicas de uma construção.

Esmalte
Substância vítrea aplicada sobre metais, cerâmicas e porcelanas. Tinta oleosa usada especialmente nas esquadrias e nos caixilhos de metal.

Estrutura
Conjunto de elementos que forma o esqueleto de uma obra e sustenta paredes, telhados ou forros.

Estudo preliminar
Quando se verifica a viabilidade de uma solução que dá diretrizes ou orientações ao anteprojeto.

Estuque
Massa branca ou policroma composta de cal, areia fina, pó de mármore e gesso, usada em variados tipos de ornatos relevados, em muros exteriores, interiores ou tetos. De origem oriental, é aplicado na arte romana. O estuque divulga-se em Portugal com a vinda do italiano João Grossi chamado a estabelecer, em 1766, uma aula de estuque.

Ir para o topo

F

Fachada
Cada uma das faces de qualquer construção.

Ferreiro
Profissional responsável pelo corte e pela armação dos ferros de uma construção.

Fibrocimento
Material que resulta da união do cimento comum com fibras de qualquer natureza – a mais frequente é a fibra do amianto.

Fissura
Corte superficial no betão ou na alvenaria.

Fossa séptica
Cavidade subterrânea, feita de cimento ou de alvenaria, onde os esgotos são acumulados, sendo posteriormente encaminhados para uma nova fossa ou para a rede de esgotos.

Ir para o topo

G

Galvanizar
Dourar ou pratear. Recobrir uma superfície com metal para preservá-lo da corrosão.

Gesso
Pó de sulfato de cálcio que misturado com a água forma uma pasta compacta, usada no acabamento de tetos e paredes.

Granito
Rocha cristalina formada por quartzo, feldspato e mica. Muito usado para revestir pisos. Existem diversas cores de granito e, muitas vezes, o seu nome deriva da sua cor ou do local onde fica a jazida

Ir para o topo

I

Iluminação
Arte de distribuir luz artificial ou natural num espaço.

Impermeabilização
Conjunto de providências que impede a infiltração de água na estrutura construída.

Índice de Construção (IC)
É o quociente entre a área bruta de construção e a dimensão do terreno. Nota: Para efeitos do cálculo do índice de construção, à área bruta de construção serão descontadas as áreas destinadas a arrumos, estacionamento e áreas técnicas quando em cave, varandas e alpendres, sótãos sem uso habitacional e que o seu aproveitamento seja conseguido sem aumentar a volumetria da cobertura.

Infiltração
Ação de líquidos no interior das estruturas construídas. Existem dois tipos básicos: de fora para dentro, quando se refere aos danos causados pelas chuvas ou pelo lençol freático; e de dentro para fora, quando a construção sofre os efeitos de vazamentos ou problemas no sistema hidráulico.

Inoxidável
Refere-se aos metais submetidos a processos que impedem a oxidação ou a ferrugem.

Isolamento
Recurso para resguardar um ambiente do calor, do som e da umidade.

Ir para o topo

J

Junta
Articulação. Linha ou fenda que separa dois elementos diferentes mas justapostos.

Junta de dilatação
Recurso que impede rachaduras ou fendas. São réguas muito finas de madeira, metal ou plástico que criam o espaço necessário para que os materiais como betão, cimento, etc. se expandam sem danificar a superfície.

Ir para o topo

L

Ladrilho
Peça quadrada ou retangular, com pouca espessura, de cerâmica, barro cozido, cimento, mármore, pedra, arenito ou metal.

Laje
Estrutura plana e horizontal de pedra ou betão armado, apoiado em vigas e pilares, que divide os pavimentos da construção.

Levantamento topográfico
Refere-se à análise e descrição topográfica de um terreno.

Lote
Porção de solo licenciado para construção, marginado por arruamentos e matricialmente individualizado, com inscrição matricial ou em condições de o ser.

Ir para o topo

M

Maquete
Reprodução tridimensional, em miniatura, de um projeto arquitetônico.

Marceneiro
Profissional que realiza o trabalho da madeira na obra ou na confecção de móveis.

Mármore
Rocha cristalina e compacta. Tem bom polimento e pouca resistência ao calor. Reveste pisos e paredes e também guarnece bancas de cozinha e banheiros.

Massa
Argamassa usada no assentamento ou revestimento de tijolos.

Ir para o topo

O

Nailon
Fibra têxtil sintética, elástica e resistente a agentes atmosféricos.

Nível
Instrumento que verifica a horizontalidade de uma superfície, a fim de evitar ondulações em pisos e contrapisos.

Nivelar
Regularizar um terreno por meio de aterro ou escavação.

Norma técnica
Regra que orienta e normaliza a produção de materiais de construção.

Ir para o topo

P

Obras de Alteração
São as obras de que resulte a modificação das características físicas de uma edificação existente ou sua fração, designadamente a respectiva estrutura, o número de fogos ou divisões interiores, ou a natureza e cor dos materiais revestimento exterior, sem aumento de área de pavimento.

Obras de Ampliação
São as obras de que resulte o aumento da área de pavimento ou do volume de uma edificação existente.

Obras de Conservação
São as obras destinadas a manter uma edificação nas condições existentes na altura da sua construção, reconstrução, ampliação, ou alteração, designadamente as obras de restauro, reparação ou limpeza.

Obras de Construção
São as obras de criação de novas edificações.

Obras de Demolição
São as obras de destruição, total ou parcial, de uma edificação existente.

Obras de Reconstrução
São as obras de construção subsequentes à demolição total ou parcial de uma edificação existente, das quais resulte a manutenção ou a reconstituição da estrutura das fachadas e do número de pisos.

Obras de Urbanização
São as obras de criação e remodelação de infraestruturas destinadas a servir diretamente os espaços urbanos ou as edificações, designadamente arruamentos viários e pedonais, redes de esgotos e de abastecimento de água, eletricidade, gás e telecomunicações, e ainda espaços verdes e outros espaços de utilização coletiva.

Operações de Loteamento
São as ações que tenham por objeto ou por efeito a constituição de um ou mais lotes destinados, imediata ou subsequentemente, à edificação urbana, e que resulte da divisão de um ou vários prédios, ou do seu emparcelamento ou reparcelamento.

Operações Urbanísticas
São as operações materiais de urbanização, de edificação ou de utilização do solo e das edificações nele implantadas para fins não exclusivamente agrícolas, pecuários, florestais, mineiros ou de abastecimento público de água.

Oxidação
Ferrugem. Processo em que se perde o brilho pelo efeito do ar ou por processos industriais.

Ir para o topo

P

Parquet
Piso feito da composição de tacos, que formam desenhos a partir da mistura de tonalidades de várias madeiras.

Pavimento
Andar. Conjunto de dependências de um edifício situadas num mesmo nível.

Pé-direito
Altura entre o piso e o teto.

Piche
Substância negra, resinosa, pegajosa, obtida da destilação do alcatrão ou da terebintina. Serve para impermeabilizar superfícies.

Pilar
Elemento estrutural vertical de betão, madeira, pedra ou alvenaria. Quando é circular, recebe o nome de coluna.

Pintor
Profissional encarregado de preparar e aplicar a tinta nas superfícies que vão receber pintura.

Plaina
Instrumento usado para desbastar, aplainar ou tirar irregularidades da madeira.

Plano Diretor Municipal
Conjunto de leis municipais que controlam o uso do solo urbano.

Planta
Representação gráfica de uma construção onde cada ambiente é visto de cima, sem o telhado.

Planta isométrica
Tipo de perspectiva em que o desenho reproduz todos os elementos do projeto, com pontos de fuga. Muito usada para mostrar instalações hidráulicas.

Policarbonato
Material sintético, transparente, inquebrável, de alta resistência, que substitui o vidro no fecho de estruturas. Garante luminosidade natural ao ambiente.

Pré-fabricado
Qualquer elemento produzido ou moldado industrialmente, de dimensões padronizadas. O seu uso tem como objetivo reduzir o tempo de trabalho e racionalizar os métodos construtivos.

Projeto
Plano geral de uma construção, reunindo plantas, cortes, elevações, pormenorização de instalações hidráulicas e elétricas, previsão de paisagismo e acabamentos.

Prumada
Posição vertical da linha do prumo. Também denomina a linha das paredes de uma construção.

Prumo
Nome do aparelho que se resume a um fio provido de um peso numa das extremidades. Permite verificar por paralelismo a verticalidade de paredes e colunas.

 Ir para o topo

Q

Queimadores
Utilizados para a combustão do gás. Atualmente existe uma grande variedade de queimadores, podendo estes ser divididos em duas classes: atmosféricos e mecânicos

Ir para o topo

R

Reboco
Revestimento de parede feito com massa fina, podendo receber pintura diretamente ou ser recoberto com massa corrida.

Refratário
Qualidade dos materiais que apresentam resistência a grandes temperaturas.

Remate
Finalizar um serviço na fase de acabamento da obra.

Revestimento
Designação genérica dos materiais que são aplicados sobre as superfícies toscas e que são responsáveis pelo acabamento.

Rodapé
Faixa de proteção ao longo das bases das paredes, junto ao piso. Os rodapés podem ser de madeira, cerâmica, pedra, mármore, etc.

Ir para o topo

S

Sapatas
Parte mais larga e inferior do alicerce. Há dois tipos básicos: a isolada e a corrida. A primeira é um elemento de betão de forma piramidal construído nos pontos que recebem a carga dos pilares. Como ficam isoladas, essas sapatas são interligadas pelo baldrame. Já a sapata corrida é uma pequena laje armada colocada ao longo da alvenaria que recebe o peso das paredes, distribuindo-o por uma faixa maior de terreno. Ambos os elementos são indicados para a composição de fundações assentes em terrenos firmes.

Servente
Auxiliar dos profissionais que trabalham nas obras.

Sifão
Peça formada por um compartimento que retém água, encontrado na saída das bacias sanitárias, nos ralos sifonados e em caixas de inspeção nas redes de esgotos.

Silicone
Material usado na vedação, na adesão e no isolamento de qualquer superfície (cimento, vidro, azulejo, bloco, cerâmica, madeira, etc.) que exija proteção contra infiltrações de água.

Ir para o topo

T

Tábua
Peça de madeira plana e delgada, própria para pisos.

Tábua corrida
Piso de tábuas encaixadas, em geral largas e contínuas.

Taco
Cada uma das pequenas peças de madeira que formam o parquet.

Telha
Cada uma das peças usadas para cobrir as construções. As telhas têm formas variadas e podem ser de barro, cerâmica, chumbo, madeira, pedra, cimento-amianto, alumínio, ferro, policarbonato, vidro, manta asfáltica, etc. Cada inclinação de telhado requer um tipo de telha. Ex: Capa-canal, colonial, francesa, vã, etc.

Telhado
Cobertura de uma edificação.

Terracota
Argila modelada e cozida. Também designa nuances do marrom que lembram a cor da terra.

Terraplanagem
Preparação do terreno para receber a construção.

Terreno
Lote. Espaço de terra sobre a qual vai assentar a construção.

Textura
Efeito plástico. Massa, tinta, ou qualquer material empregado para revestir uma superfície, deixando-a áspera.

Tijolo
Peça de barro cozido usada na alvenaria. Tem forma de paralelepípedo retangular com espessura igual a metade da largura, que, por sua vez, é igual a metade do comprimento. Os tijolos laminados são produzidos industrialmente.

Topografia
Análise e representação gráfica detalhada de um terreno que direciona toda a implantação da construção.

Topógrafo
Profissional que estuda os níveis e as características do terreno para ajudar o arquiteto e o engenheiro no seu trabalho.

Ir para o topo

U

Urbanismo
Técnica de organizar as cidades com o objetivo de criar condições satisfatórias de vida nos centros urbanos.

Ir para o topo

V

Vala
Escavação estreita e longa feita no solo para escoar águas residuais ou pluviais e também para a execução de baldrames e de instalações hidráulicas ou elétricas.

Verniz
Solução composta de resinas sintéticas ou naturais que trata e protege a madeira e o betão armado.

Viga
Elemento estrutural de madeira, ferro ou betão armado responsável pela sustentação das lajes. A viga transfere o peso das lajes e dos demais elementos (paredes, portas, etc.) para as colunas.

Vinil
Tipo de plástico apropriado para revestir pisos e paredes.

Volumetria
Conjunto de dimensões que determinam o volume de uma construção, dos agregados, da terra retirada ou colocada no terreno, etc.

Ir para o topo

Z

Zarcão
Subproduto do chumbo, de cor alaranjada. Evita a ferrugem.

 

Gostou do nosso Glossário da Construção? Leia os nossos outros artigos.

1 comentário em “ABCD – Glossário da Construção”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.