Pular para o conteúdo

Funções de um Corretor de Imóveis

Neste artigo abordaremos as funções de um corretor de imóveis. De antemão, tenha ciência de que a criatividade de um profissional permite que ele vá além dos serviços comumente prestados.

A profissão do Corretor de Imóveis é regulamentada e disciplinada pelos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (CRECIs) e pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI). Além disso, esses órgãos fiscalizam o exercício da profissão e julgam os casos inerentes a esse ofício.

Funções de um Corretor de Imóveis: Intermediação

Segundo o Artigo 3º da Lei 6.530/78, “compete ao Corretor de Imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária“.

Conforme se vê, a intermediação é uma das atribuições desses profissionais. Provavelmente ela seja a atividade mais exercida pelos corretores, no entanto, com um pouco de criatividade, é possível fazer a mesma coisa, porém de forma diferente.

Avaliação de Imóveis

Outra atividade realizada pelos Corretores de Imóveis é a avaliação imobiliária. Esse ponto é envolto de polêmicas com os engenheiros, mas de fato os corretores podem exercer a avaliação (leia mais). Inclusive os corretores possuem atributos que os engenheiros não possuem e vice versa.

Clique aqui para ler o nosso artigo sobre contratar um engenheiro ou corretores de imóveis.

Quando bem realizada, a atividade de avaliação permite fidelizar muitos clientes.

Nenhum proprietário gostaria de vender seu imóvel por menos que vale. Da mesma forma, nenhum comprador gostaria de pagar além do que o mercado estaria disposto a pagar. No entanto, um olhar acurado e a experiência do corretor podem justificar valores de transações acima ou abaixo do que o mercado estaria disposto a negociar.

O que faz um Corretor de Imóveis? Avaliação

Elo de investidores estrangeiros

Na intermediação imobiliária, alguns profissionais dedicam-se a intermediar imóveis para investidores estrangeiros. Embora a aquisição de imóveis por estrangeiros no Brasil seja limitada e regulamentada, esse nicho oferece ótimas oportunidades aos corretores. Para atuações mais específicas, convém contatar o COFECI acerca de convênios vigentes com outros países.

Normalmente os investidores estrangeiros não conhecem bem os detalhes atinentes a imóveis no Brasil. Assim, os corretores são peças fundamentais para dirimir as dificuldades e facilitar a conclusão de negócios.

Alguns corretores de imóveis preferem trabalhar de forma mais conservadora, como analistas de documentação e despachantes imobiliários. Nesse caso, eles não participam da captação de clientes propriamente dita, mas apoia as partes na execução burocrática do acordo.

Diversos investidores em ativos imobiliários sabem como encontrar e fazer a negociação imobiliária, no entanto, preferem terceirizar a parte burocrática para que possam se concentrar em novos negócios.

Negócios digitais

Atualmente, profissionais das mais variadas áreas compreenderam que muita coisa é digital e muitos bons negócios ocorrem nesse meio. Contudo, vemos corretores de imóveis atuando como influenciadores digitais, criadores de infoprodutos e conteúdos, mentores e coach, palestrantes, instrutores e muito mais.

Abordaremos melhor esse assunto em artigos futuros, mas convém a todos interessados, aspirantes e corretores de imóveis a especializarem-se na atividades fins da profissão. Todavia, a cada dia tem se tornado mais comum o sucesso alcançado por corretores que trabalham com o meio digital.

Ebook Gratuito - Iniciar negócio online do zero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.