Pular para o conteúdo

Por que contratar um Corretor de Imóveis?

Você já deve ter se perguntado: por que é importante contratar um corretor de imóveis na hora de negociar um imóvel? Em tese, todo mundo pode vender ou comprar uma imóvel sozinho, então por que você iria pagar a alguém para fazer isso por você?

Quando o assunto é negociação de imóveis, muitas variáveis podem fazer o negócio ser bem ou mal sucedido.

Antes de qualquer negócio, você precisa estar atento aos principais golpes cometidos no setor imobiliário. Além disso, precisa conhecer os trâmites legais e saber avaliar a documentação envolvida.

Diante disso, nota-se que a negociação imobiliária é muito mais complexa que as negociações do dia-dia.

Assim, surge a figura do corretor de imóveis e imobiliárias. O Corretor é justamente esta peça que tem a função de assessorar o interessado de modo a fazer uma compra ou venda bem feita.

O corretor de imóvel é a peça fundamental para te ajudar a encontrar um imóvel e fazer uma transação seguraA escolha de um bom corretor de imóveis é muito importante, pois quanto maior o empenho dele em uma intermediação de negócio imobiliário, menor será a probabilidade de ocorrer algum problema na transação.

Além do mais, ele encurta diversos procedimentos que são necessários no ato da negociação imobiliária, como por exemplo: Descrição profissional do imóvel, avaliação do imóvel, elaboração do contrato de compra e venda, emissão de diversas certidões, registro da escritura no RGI, dentre muitos outros.

Veja as principais justificativas para você contratar um Corretor de Imóveis

  • Segurança pessoal

Este item tem a ver literalmente com segurança pública: Se você for vender um imóvel sem os serviços de um corretor de imóveis, você acaba se expondo a diversos tipos de pessoas, desde reais interessados no imóvel a aplicadores de golpes e outros crimes.

Se você for receber possíveis interessados em sua casa, o problema ainda é maior, pois além de você, toda a sua família fica exposta.

Contratando um corretor de imóveis, a compra ou venda será negociada diretamente com ele. Assim, você verá o comprador interessado apenas no final da transação ou nem o verá, resguardando a segurança da sua família e sua própria.

  • Falta de capacidade na negociação

Dentre outras atribuições, o corretor de imóveis exerce a função de vendedor, podendo, desde avaliar o seu imóvel à utilizar técnicas de vendas e captação de possíveis interessados.

Se você tentar vender um imóvel sozinho, provavelmente receberá muitas ligações. No entanto, é provável que mostrará o imóvel  a diversas pessoas que, na maioria das vezes, não resultará em uma concretização de negócio.

Um corretor já possui um repertório e sabe avaliar uma proposta real ou apenas uma vontade de especular o ambiente. Sem contar que o corretor trabalha para mostrar o ambiente, você pode não ter tempo para isso e vai perder tardes e manhãs de trabalho apenas mostrando o imóvel à pessoas que nada querem.

A negociação é o ponto a ser mais considerado na hora de contratar um corretor. O profissional já tem treinamento e sabe quando um valor é justo. Ele também possui um grande interesse em fazer a venda pelo maior valor possível para ganhar mais. Você, por outro lado, pode ir muito além ou aquém do preço justo de mercado, tornando a negociação inviável para ambas as partes.

  • Conhecimento em trâmites legal

O corretor de imóveis é o profissional indicado para a intermediação em uma compra ou venda de um imóvel. Ele conhece o passo a passo que envolve os contratos, financiamentos, transferência e registro imobiliário. Além disso, ele está apto para fazer um levantamento, através de certidões e outros documentos, da real situação do imóvel e do comprador/vendedor.

2 comentários em “Por que contratar um Corretor de Imóveis?”

  1. Gostei deste artigo, Porque contratar um corretor de imóveis e Banco central nega qualquer sinal de bolha imobiliária no Brasil. Para colocar na minha monografia, será colocado o autor e o site de vocês. Será que podem enviar esta matéria, por e-mail para mim?
    Desde já agradeço a atenção,
    Elizabeth

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.