Pular para o conteúdo

Como saber se o Corretor de Imóveis está legalizado?

Comprar e alugar um imóvel é coisa muito séria e deve ser feito com muito respeito e profissionalismo. No entanto, infelizmente, muitas pessoas, sem as devidas atribuições legais, aproveitam do sonho alheio para dar golpes ou representá-las ilegalmente. Para isso, sempre que for comprar ou vender um imóvel, considere a possibilidade de contratar um corretor de imóveis ou imobiliária.

Toda pessoa que deseja comprar, vender ou alugar um imóvel precisa estar muito atenta aos corretores e imobiliárias que lhes oferecem serviços de intermediação. Os intermediadores de compra e venda podem ser legais, ilegais ou até golpistas.

Como fazer para saber se uma pessoa ou imobiliária estão legalizados para intermediar uma transação imobiliária?

  • Primeiro, você precisa saber que para a pessoa ou imobiliária estarem legalizadas, elas devem possuir registro e número no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do seu respectivo estado. Nesse caso você pode solicitar a Cédula de Identidade do CRECI dela. Caso a pessoa ou imobiliária não tenha a Cédula de Identidade do CRECI ou não esteja de posse dela, o recomendável é não fazer nenhum tipo de negócio com esta pessoa ou imobiliária, pois podem ser um profissional ou empresa não-legalizados.
  • Além do mais, você pode acessar o site do CRECI do seu estado e procurar a lista de profissionais e empresas credenciados. Clique aqui e clique sobre o seu estado para acessar o seu respectivo CRECI.
  • Não obstante, você pode contactar o CRECI de outra forma, como telefone ou e-mail. Tanto de uma forma ou de outra você poderá citar o nome completo ou outras informações que identifique da pessoa/imobiliária que você deseja verificar. Além do credenciamento no CRECI, o seu consultor imobiliário deve estar em situação ativa.

Diante do aqui exposto, consideramos que você possui as informações básicas para verificar se um corretor ou imobiliária estão aptos para lhe representar.

Não vai contratar um Corretor de Imóveis ou Imobiliária?Convidamos você a conhece os nossos artigos Abcd Imobiliário e o que trata sobre golpes imobiliários.  Se você optar por comprar ou vender um imóvel sem o suporte de um corretor de imóveis, recomendamos que estude muito todas variáveis que podem envolver o negócio. Assim, recomendamos que você faça alguns cursos e se oriente com o máximo de pessoas.

Encontramos alguns cursos interessantes e baratos que podem te ajudar, caso assim opte. Lembre-se que você é responsável pelas suas ações. Veja os links abaixo:

 

Veja tudo na prática, por meio do vídeo abaixo que encontramos:

 

 

17 comentários em “Como saber se o Corretor de Imóveis está legalizado?”

  1. Maria Elizabeth Medeiros Dias

    Sou corretora de imoveis e estou em dia com a anuidade do creci.Gostaria de saber porque o creci não disponibiliza uma carteira ( algum documento ) anualmente para os corretores apresentarem aos clientes , comprovando assim o status ATIVO.É constrangedor para o corretor ter que solicitar para o cliente que esse entre no site do creci e confira o status ATIVO.Muitos clientes nem sabem como fazer isso.É importante que seja um documento mostrando o número do creci do corretor e mostrando que este corretor está quites com suas obrigações junto ao creci.
    Pagamos uma anuidade de valor considerado alto e não possuímos nenhum documento que comprove tal pagamento a não ser o boleto .Mesmo porque a Cédula de Identidade não diz se o corretor está quites com suas obrigações.É uma carteira de Identidade nada mais.

    1. João Ferrer de Figueiredo

      Bom dia, colega! Sou Corretor Imobiliário, CRECI – MT – 7164 F, aqui nós temos um Cartão de Regularidade Profissional, cuja a renovação é anual, e geralmente, no dia 15 de abril do ano corrente. Nele estão contidas todas as informações necessárias para dar segurança ao cliente. Poderia ser seguido pelos demais CRECIs estaduais, além do vosso. Fica a sugestão.

      1. Você pode procurar no CRECI do seu estado. É possível fazer isso online: Digite no Google: “”Creci SP Corretores Credenciados”. Se o seu estado não for SP, troque a sigla para a UF correspondente “Creci MG Corretores Credenciados”. Provavelmente os primeiros links te levarão a opção de procurar o corretor pelo número dele. Não o número não apareça, recomendamos fazer esta consulta por telefone. Ai vc pode ligar no atendimento do CRECI do seu estado, que também tem o número no site ou no google.

      2. Olá boa noite Maria.Como posso saber se um corretor é legal ou nao? que site ponho o número da CRECI para idenficá-lo?
        Voce vende imóveis em Sao Paulo? É que eu estava buscando algo aí.
        Deixo meu email por se vc tem algo pra mim.
        Obrigado.

        1. Você pode procurar no CRECI do seu estado. É possível fazer isso online: Digite no Google: “”Creci SP Corretores Credenciados”. Se o seu estado não for SP, troque a sigla para a UF correspondente “Creci MG Corretores Credenciados”. Provavelmente os primeiros links te levarão a opção de procurar o corretor pelo número dele. Não o número não apareça, recomendamos fazer esta consulta por telefone. Ai vc pode ligar no atendimento do CRECI do seu estado, que também tem o número no site ou no google.

          Mas te adiantando, você pode pesquisar por corretores em SP no link https://www.crecisp.gov.br/cidadao/buscaporcorretores

      3. Boa tarde não consigo falar com o CRECI e estou com problemas de repasse com a imobiliária contratada, inclusive com a recisão feita com seguro fiança que nunca foi passado o número desse seguro e tão pouco recebi o valor total

      4. Boa tarde não consigo falar com o CRECI e estou com problemas de repasse com a imobiliária contratada, inclusive com a recisão feita com seguro fiança que nunca foi passado o número desse seguro e tão pouco recebi o valor total

      5. AMELIA HARUMI HIRAMA

        O corretor entrou no meio da venda, e que uma parte da Comissão, sendo que ele somente, elaborou a minuta do contrato e quer receber os 6% alegando ter realizado a venda, e ameaçando fazer jus a comissão de 6% na forma da Lei.
        Eu entendo que a comissão compra e venda configura somente em casos de o corretor levar o cliente para visita ao imóvel, dando toda assessoria quanto a questionamento de compra e venda, bem como quanto as despesas, impostos, que faz parte da compra e venda, e não simplesmente, fazer o contrato.
        Ainda ameaçando.

        1. Em primeiro momento eu tentaria conversar e buscar uma mediação. Mas o caso é complicado. Tudo vai depender da conversa que vcs tiveram antes e dos meios que cada um tem de provar a sua versão. Como não conhecemos exatamente a negociação de vocês, fica um pouco complicado opinarmos.

        1. Na nossa interpretação, se o resultado no site do CRECI se refere à pessoa que está te atendendo, não vemos problema na carteirinha vencida. Isso é um risco que ele corre (na teoria) caso alguém cheque apenas a carteirinha dele. O que importa é ele está de fato credenciado ao CRECI. E, o mais importante, segundo o site ele está credenciado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.