Pular para o conteúdo

Tipos de Piscina para a sua Casa

Para se refrescar no clima tropical brasileiro, muitas pessoas optam por construir piscinas em casa. Contudo, vamos comentar sobre os principais tipos de piscina existentes no mercado e qual delas poderia ser a melhor escolha.

Ao final do artigo colocamos o link de um curso online para limpeza de piscinas, que custa pouco mais que alguns cafezinhos. O curso foi criado pelo Ivan Cajueiro, biólogo pela Unicamp e mestre pela USB.

Abaixo são listados os principais tipos de piscina:

Piscina de Fibra de Vidro

Tipos de Piscina: Fibra de Vidro

Piscina de Fibra de Vidro

Muito utilizada nos imóveis residenciais brasileiros, as piscinas de fibra de vidro possuem fácil manutenção e instalação.

Por possuírem o fundo liso, a sujeira fica muito mais fácil de ser removida, facilitando o trabalho de manutenção, que muitas vezes é o gargalo de quem possui piscina em casa.

A instalação das piscinas de fibra de vidro é considerada fácil, uma vez que depende apenas da estabilidade do solo. Normalmente, a piscina é instalada diretamente sobre uma camada de areia sobre o solo. No entanto, caso o solo seja instável, deve-se considerar a possibilidade de fazer um contra piso.

Dentre os pontos negativos deste tipo piscina, cita-se o cuidado redobrado na utilização de agentes químicos para manutenção e limpeza da piscina. Com isso, quando há os produtos são aplicados incorretamente, eles podem causar descoloração e manchas.

Outro ponto negativo das piscinas de fibra de vidro é com relação ao esvaziamento. Ao se esvaziar a piscina, deve-se colocar estacas entre as laterais. Isso se justifica para conter as forças do sentido exterior para interior, causadas pela massa de terra externa. Neste caso, o descuidado pode levar a piscina a se romper. Contudo, recomenda-se nunca deixar o nível da água abaixo da metade.

Piscinas de Vinil sobre o Solo

Modelos de Piscina: Piscina de plástico

Piscina de Vinil sobre o Solo

Quando há falta de espaço, falta de recursos ou um receio com a segurança da criançada, uma ótima alternativa é a utilização de piscinas montadas acima do solo.

Fabricadas em material vinil ou algum outro material dobrável, elas oferecem grande comodidade para montagem e manutenção.

Tanto as piscinas do tipo inflável, quanto as montadas sobre estruturas de ferro galvanizado ou plástico resistente, podem ser facilmente desmontadas, transportadas e guardadas para utilização em outra ocasião.

Dentre os modelos de piscina, este é o que possui valor médio mais baixo e apresenta maior segurança para as crianças mais novas.

Normalmente estas piscinas não possuem estrutura para instalação de motores para bombeamento (aeração)  da água. No entanto, depois de um certo período, é necessário substituir a água utilizada até àquele momento.

Atualmente há no mercado piscinas de vinil de médio porte, o que garante satisfação às pessoas de todas as faixas etária.

As piscinas de pequeno porte, ou popularmente chamadas de piscininhas, são mais indicadas para crianças ou adultos dispostos a se contentarem com o pouco espaço.

Por fim, optando por este tipo de piscina, é necessário ficar sempre atento a problemas com perfuração, cuidado para que as crianças ou mesmo adultos perfurem o vinil com algum tipo de objeto pontiagudo.

Piscina de Concreto ou Alvenaria

Tipos de Piscina: Piscina de Alvenaria - Concreto

Piscina de Alvenaria – Concreto

As piscinas construídas com concreto ou alvenaria possuem durabilidade muito maior do que as demais piscinas. Além disso, elas aceitam uma infinidade de revestimentos, que enriquecem a paisagem local. Ainda no quesito paisagem, as formas destas piscinas podem variar conforme a criatividade e disposição de investimento. Dessa forma, muitos proprietários constroem as piscinas conforme o projeto arquitetônico da residência.

Os revestimentos podem ser do tipo cerâmicas ou azulejos lisos ou em forma de mosaico. Com a estrutura de resistência pronta, diversos outros tipos de revestimentos podem ser empregados, inclusive o próprio vinil.

Incluídas neste grupo de piscinas, temos as piscinas de grandes parques aquáticos, piscinas biológicas e piscinas seminaturais.

As primeiras destacam-se pelos tamanhos e formas, condições que demandam manutenção na mesma proporção.

Por sua vez, as piscinas biológicas tem como foco a sustentabilidade. Nelas, ações como reaproveitamento da água de chuva e a ausência de agentes químicos são premissas básicas. Normalmente a manutenção e limpeza da água é feita por processos mecânicos simples ou então pela presença de plantas especificamente selecionadas.

Piscina Seminatural

Piscina Seminatural

 As piscinas seminaturais possuem retoques naturísticos extras. A presença de rochas, quedas d’água, mosaicos, areia e vegetação garantem uma paisagem voltada à natureza.

Como pontos negativos deste tipo de piscina podemos destacar o auto valor de investimento e o tempo de construção. Além disso, é necessária atenção redobrada no quesito segurança, devida a presença bombas d’água, profundidade e área superficial ocupada. Na hora de efetuar a limpeza, se faz necessário dar atenção aos rejuntes dos revestimentos.

Há algum curso para limpar os diversos tipos de piscina?

Curso sobre controle e limpeza de piscina

Curso com aulas online. Preço simbólico com professor qualificado

Marcações:

2 comentários em “Tipos de Piscina para a sua Casa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.